Com o boom das produções de super-heróis é fácil algumas delas passarem despercebidas. Agora que a Marvel deu uma desacelerada e enquanto aguardamos o universo da DC de James Gunn ganhar forma, separamos algumas séries que, apesar de não terem conquistado um público muito grande, se destacam por oferecer algo de novo ao gênero.
1 – The Gifted
Em The Gifted, a família Strucker descobre que seus filhos têm superpoderes em um mundo onde os mutantes são perseguidos pelo governo. Para protegê-los, eles fogem e se juntam a uma resistência de mutantes que lutam contra a opressão. A família terá que enfrentar desafios cada vez maiores para sobreviver e manter sua liberdade.
A série teve um reconhecimento notável nos EUA por apresentar personagens conhecidos do público das várias formações dos X-Men ao longo dos anos, como Blink e Pássaro Trovejante. A produção da Marvel com a FOX infelizmente foi cancelada devido a audiência, mas não deixa de ser uma maratona imperdível de acompanhar.
Atualmente as duas temporadas estão disponíveis no Disney+.
2 – Superman & Lois
Os jornalistas Clark Kent e Lois Lane não apenas compartilham uma profissão, mas também uma vida como casal. Depois de salvar o mundo de diversas ameaças, eles têm agora a responsabilidade de criar seus dois filhos, Jonathan e Jordan, que começam a manifestar sinais de possíveis poderes kryptonianos, herdando a notável linhagem de seu pai.
Embora Superman & Lois pareça mais “engessada” em relação a outras produções, ela encontra sua força em lugares inesperados. Trazer um dos heróis mais poderosos do universo tendo de lidar com os desafios de uma vida cotidiana na terra é o maior charme que conduz a série.
As três temporadas estão disponíveis na Max, e uma quarta temporada já está em desenvolvimento.
3 – Manto e Adaga
Nessa produção, acompanhamos Tandy e Tyrone, dois adolescentes que provêm de realidades distintas e que se vêem sobrecarregados com o despertar de super poderes recém-adquiridos, misteriosamente conectados entre si. Enquanto lutam contra o crime da cidade, a dupla acaba se envolvendo nas complexidades de um relacionamento amoroso, enquanto se tornam os inseparáveis heróis Manto e Adaga.
Essa foi uma das séries de heróis da Marvel que ficaram de fora do radar de muita gente, e oferece uma narrativa mais reflexiva, com base mais no roteiro e no desenvolvimento de personagens do que na ação, que é mais comum ao gênero.
Manto e Adaga foi encerrada na sua segunda temporada, e pode ser encontrada no Disney+.
4 – Doom Patrol
A Patrulha do Destino é mais que uma equipe de heróis. Cada uma dessas pessoas foi marcada por um acidente terrível que, embora tenham dado a elas habilidades sobre-humanas, também as deixaram marcadas, desfiguradas, e principalmente, traumatizadas. Quando seu líder, o Chefe, desaparece, eles são convocados por Ciborgue para uma missão da qual não podem recusar..
Crazy Jane, Homem-Negativo, Mulher Elástica e Homem-Robô, são personagens ora odiáveis, ora adoráveis e cativantes. Em uma narrativa que abraça o bizarro e aprofunda nos dramas de vida causados por traumas profundos, Doom Patrol é uma produção que com certeza vale sua atenção.
As quatro temporadas completas dessa obra estão disponíveis na Max.
5 - Echo
Maya Lopez, ex-líder de uma organização criminosa de Nova York comandada por Wilson Fisk, está sendo perseguida pelos capangas de sua antiga facção. Ela acaba retornando para sua cidade natal, onde procura se reconectar com as suas raízes nativas americanas e aceitar o seu passado.
Apesar de estar ligada ao MCU, é possível assistir a Echo sem ter visto as outras produções anteriores a ela. Maya é uma heroína surda e nativa americana, o que traz uma representatividade inédita no gênero de heróis. Apesar dos cortes de produção, a série preza pela qualidade técnica e visual, entrega uma boa história e não economiza nas cenas de ação.
Os cinco episódios da primeira temporada estão disponíveis no Disney+.
6 - Watchmen
A detetive Angela Abar, interpretada por Regina King, assume a identidade secreta de Sister Night para desvendar um misterioso grupo supremacista branco conhecido como a Sétima Kavalaria. Angela se vê obrigada a ocultar sua identidade por trás de uma máscara para proteger-se e impedir que mais vidas sejam devastadas por ataques racistas.
Baseada na renomada graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons, Watchmen é ousada e instigante, não sendo sempre fácil de assistir. Trazer à tona eventos históricos dos Estados Unidos até então ocultos e ligá-los aos personagens consagrados na cultura pop faz desta uma verdadeira obra prima para as telas.
Todos os episódios da minissérie estão disponíveis na Max.
7 – Legion
David Haller, diagnosticado com esquizofrenia na infância, passa anos em instituições psiquiátricas até conhecer Syd, desencadeando uma jornada de descoberta sobre suas alucinações. Com a ajuda dela e de outros com habilidades especiais, David percebe que é atormentado durante toda sua vida por um parasita maligno de poder inimaginável.
Legion é uma série audaciosa, inteligente e visualmente impressionante, que representa uma ruptura na narrativa tradicional de super-heróis. Em todas as três temporadas, ela te prende com mistérios que fogem do óbvio, te levando da confusão até o entendimento de uma maneira estranha e ao mesmo tempo, irreverente.
Legion já foi encerrada, você encontra todos os episódios no Disney+, no Star+, também na Netflix.
Amo esse blog e essas séries, minhas favoritas são Echo, the gifted e legion. Blog top, nota 💯