Armadilha chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira (8 de agosto) como a nova promessa de M. Night Shyamalan. Escrito, dirigido e produzido por ele, o suspense psicológico conta com Josh Hartnett, Ariel Donoghue, Saleka Night Shyamalan, Hayley Mills e Alison Pill no elenco.
Será que dessa vez Shyamalan excedeu as expectativas? Confira a seguir tudo o que achamos sobre a nova produção da Warner Bros. Pictures.
O enredo
Cooper (Josh Hartnett) leva Riley (Ariel Donoghue), sua filha adolescente, para o show de Lady Raven (Saleka Night Shyamalan), uma artista pop, quando percebe a presença excessiva de policiais no local, deixando-o inquieto. Ao descobrir com Jamie (Jonathan Langdon), um membro da equipe, que foi planejada uma armadilha para capturar um serial killer, a diversão se transforma em uma luta por sobrevivência. Assim, descobrimos que Cooper é o próprio assassino e, a partir disso, acompanhamos a sua jornada para tentar escapar dessa situação.
O roteiro
O longa começa apresentando os seus dois protagonistas, Cooper e Riley, e a relação de pai e filha entre ambos. Enquanto esperamos pelo início do show (o que não demora), somos apresentados a todo o cenário onde a história ocorre.
Durante uma conversa, Cooper percebe que Riley passa por dificuldades de adolescência, como atritos com amigas. Ao mesmo tempo, Cooper nota uma grande movimentação de policiais no local, o que o deixa desconfiado. Logo, é revelado ao telespectador que Cooper é o “açougueiro”, o serial killer que os agentes planejam capturar durante o concerto.
Assim, Cooper começa a pensar em alternativas para escapar do local, conseguindo até mesmo roubar um rádio da polícia para ficar por dentro de toda a comunicação da equipe. Enquanto isso, Riley desconfia de seu pai, que age de maneira estranha.
Com um primeiro e segundo ato empolgantes, a parte final se excede mais que o necessário, tornando-se arrastada. Além disso, o roteiro faz de tudo para as coisas funcionarem para o protagonista. Porém, o filme diverte e entrega um final satisfatório!
O elenco
Josh Hartnett esbanja carisma, o que nos faz torcer a todo instante por seu personagem. O ator apresenta muita química com Ariel Donoghue, nos entregando cenas bacanas entre pai e filha. Ariel também convence como uma adolescente passando por problemas de sua idade, que encontra conforto nas músicas de Lady Raven.
Jonathan Langdon, como Jamie, é o alívio cômico do filme, falando mais do que deveria. Alison Pill, mesmo em pouco tempo de tela, convence como Rachel, a esposa de Cooper. Já Hayley Mills, como Dr.ᵃ Josephine Grant, uma perfiladora criminal, não cativa em seu papel e nos faz acreditar que policiais não possuem muita inteligência.
Saleka é cantora e também filha do Shyamalan, e aqui ela realiza a sua estreia como atriz. Apesar de sua atuação ainda precisar de alguns ajustes, ela nos entrega uma bela voz durante o filme (todas as músicas da trilha sonora foram tocadas, gravadas, mixadas, produzidas e coreografadas por ela).
Como de costume, Shyamalan faz a sua participação especial, como o tio da cantora e membro de sua equipe.
Considerações
Armadilha traz a originalidade e ousadia de M. Night Shyamalan, e apesar de se diferenciar de grandes obras dele (fugindo do surreal), ainda encontramos erros de outras de suas produções.
É um longa que diverte, ao mesmo tempo que deixa o telespectador tenso e curioso para saber como tudo vai se desenrolar. Porém, é o típico trabalho de Shyamalan: ou você ama, ou odeia.
Comments