Conferimos a pré-estreia nacional de Barba Ensopada de Sangue, o mais novo filme de Aly Muritiba, o diretor de O Caso Evandro. O longa marcou presença na Mostra Vertentes do 18º CineBH, e foi um dos mais aguardados do festival.
A narrativa é uma adaptação do livro homônimo de Daniel Galera que vai tratar de Gabriel (Gabriel Leone), que após seu pai decidir acabar com a própria vida, se refugia na pequena cidade de pescadores Armação, local onde seu avô passou a maior parte da vida e onde ele desapareceu misteriosamente. Na antiga casa do avô, conhecida como Casa de Pedra pelos locais, Gabriel tenta buscar respostas sobre o passado de sua família e, ao mesmo tempo, sobre si mesmo.
Sua presença em Armação, abala as memórias e o imaginário dos moradores, enquanto a cidade parece decidida a enterrar seu passado. Em meio a eventos inesperados, como a descoberta de um esqueleto de baleia, e o surgimento de Jasmine em sua vida, Gabriel se vê cada vez mais imerso em uma escalada intensa e enigmática de emoções.
Identidade e fúria
Gabriel é um jovem amargurado e sem rumo, que busca nas memórias de seu avô uma direção na vida. A escolha de Gabriel (o Leone) para o papel é certeira. O personagem como alguém introvertido pedia um ator com um carisma para capturar a atenção do público nas quase duas horas de filme. Ele se encaixa perfeitamente na natureza densa do personagem, que, no livro, sequer possui um nome. No filme, ele não só recebe o nome do ator, como se faz onipresente na narrativa.
A direção de Aly Muritiba cria uma adaptação fiel ao espírito do livro de Daniel Galera, com algumas modificações. Aly consultou o autor para apresentar as trocas que iria fazer na história para manter uma harmonia entre a obra original e sua visão cinematográfica. No que diz respeito a fotografia, o longa precisou fazer um uso criativo da luz natural nas cenas diurnas, enquanto as cenas internas utilizam uma técnica engenhosa de iluminação com espelhos e garrafas d'água, devido ao orçamento limitado.
Um aspecto do personagem é sua prosopagnosia — a incapacidade de reconhecer rostos. Esse detalhe é tratado com sensibilidade e criatividade, com a equipe optando por destacar detalhes como o corpo, o olhar e a cicatriz de Jasmine, quando Gabriel a observa. Esse aspecto traz uma poesia e ajuda a comunicar a condição de Gabriel de forma certeira, sem comprometer a narrativa visual.
Armação é o paraíso na Terra
A fictícia cidade localizada no sul do Brasil, é retratada como um lugar que parou no tempo, envolto em superstição e preso às suas tradições. Quando Gabriel chega, ele logo percebe que sua presença não é bem-vinda. Hostilizado pelos moradores, ele é visto como um intruso, um mal presságio, e até violentado em nome das crenças enraizadas naquele lugarejo.
Armação carrega uma simbologia forte em sua relação com as baleias, cuja caça foi parte do passado histórico local. Essa conexão com o mar serve como metáfora para a forma como a cidade trata seus "intrusos". À medida que Gabriel se aprofunda em sua estadia e vai se alojando na Casa de Pedra, ele começa a se fundir com a memória do homem que um dia questionou as normas daquele lugar.
A dualidade é um tema recorrente no filme. Gabriel e seu avô se tornam espelhos um do outro, enquanto Jasmine carrega consigo a esperança representada pelo bebê que está esperando. Paralelamente, duas baleias, mãe e filhote, nadam juntas lá pro começo do filme. Esses elementos, quase inconscientes, adicionam uma profundidade extra à história.
A busca de uma ancestralidade roubada
O diretor Aly Muritiba comenta que a obra original de Barba Ensopada de Sangue permite múltiplas interpretações. Ele transpôs sua própria visão, reorganizando partes cruciais da narrativa, como trazer a conclusão do filme para o meio e modificar o desfecho final ganhando um tom mais fantasioso. Essa mudança foi bem-vinda, uma vez que o filme oferece uma resposta ao espectador, mas não o entrega de maneira óbvia. Ele deixa espaço para interpretações sobre a conclusão da história.
Barba Ensopada é uma fábula moderna, um suspense de primeira linha que sabe trabalhar com maestria tanto seu protagonista quanto o cenário em que ele está inserido. Com uma atmosfera única e uma trama que convida à reflexão, Aly Muritiba entrega um filme imperdível, que transcende o gênero que se insere e se torna uma experiência cheia de nuances e envolvente ao mesmo tempo.
Comments