A convite da Paris Filmes assistimos antecipadamente ao filme “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”, novo filme do universo de Maurício de Sousa, que chega aos cinemas no dia 9 de janeiro. Vem saber o que achamos!
O enredo
O filme é baseado na série de histórias em quadrinhos criada por Maurício de Sousa, conhecemos o dia a dia de Chico Bento no pequeno município, sua paixão por Goiaba e sua briga com o vizinho Nho Lau, que tem em seu terreno uma bela goiabeira em que Chico adora subir para roubar as goiabas, mas logo ele descobre que um grande fazendeiro pretende derrubar sua goiabeira favorita, a partir disso ele e seus amigos têm a missão de impedir que isso aconteça.
O roteiro
O roteiro tem como público-alvo o público infantil, mas se você passou a infância lendo os gibis de Maurício de Sousa com certeza vai adorar e se envolver com cada personagem. Conhecemos o dia a dia de Chico Bento, seus pais, sua escola e seus amigos, entre eles Rosinha e Zé Lelé, que já são conhecidos de quem acompanhava os gibis.
Mergulhamos na história de Chico Bento e como surgiu seu amor por goiaba, o que nos deixa ainda mais apaixonados pelo personagem, logo vemos os atritos entre Chico Bento e Nho Lau que geram algumas risadas, mas o clímax da história é quando Chico Bento se reúne com seus amigos para impedir que um fazendeiro da cidade derrube a goiabeira que Chico ama, é nesse momento que um comentário de um dos meus amigos críticos fez todo sentido: “Chico Bento é Bacurau infantil”. Isso porque por trás do fim da goiabeira há uma crítica social maior, sobre a invisibilidade das pessoas mais pobres em prol do “desenvolvimento”, mas claro, isso tudo adaptado para que as crianças entendam a mensagem de forma clara. O final é digno de cinema, com a música “sou caipira pira pora” como trilha sonora de encerramento, não posso deixar de mencionar que a fotografia do filme está incrível, em algumas cenas temos o uso de animações e efeitos especiais, que são muito bem executados também.
O elenco
Isaac Amendoim, que interpreta Chico Bento, parece ter nascido para interpretar o papel, seu sotaque caipira é tão forte que em muitas cenas talvez você precise de legenda para compreender o que ele está falando, em todas as cenas o ator interpreta de forma natural e bem humorada o personagem. Um dos grandes acertos do filme é seguir fielmente as características dos personagens dos quadrinhos, Rosinha, interpretada por Anna Júlia Dias, e Zé Lelé, interpretado por Pedro Dantas dão ainda mais brilho para o universo de Chico Bento. Temos uma participação surpresa de Taís Araújo no filme, mas que peca na hora de forçar seu sotaque caipira e não obtém tanto sucesso, quem também aparece é Maurício de Sousa, interpretando um dos moradores do pequeno município.
Nosso veredito
Apesar do filme ser destinado ao público infantil, todos que conhecem o universo de Maurício de Sousa precisam assistir Chico Bento, é uma viagem à infância onde os personagens da ficção ganham vida e nos trazem bons sentimentos. É hora de prestigiar o cinema nacional também em 2025!
Comments