O Festival do Rio é um dos principais festivais de cinema internacional e este ano o evento acontece entre 3 e 13 de outubro. Confira abaixo alguns dos filmes selecionados para o Festival do Rio 2024 .
1 - Baby
“Baby” teve sua estreia mundial na 63ª Semana da Crítica de Cannes, com presença de parte da equipe e elenco, incluindo Ricardo Teodoro, vencedor do prêmio de Melhor Ator Revelação. O longa-metragem dirigido por Marcelo Caetano também soma à sua trajetória dois prêmios do Festival de Lima (Melhor Filme LGBTQIA+ e Gio de Melhor Atuação para Ricardo Teodoro) e de San Sebastián (Prêmio Sebastiane Latino de melhor filme queer latino). A próxima competição será no Festival de Biarritz, em setembro. No mesmo mês, o longa participa do Queer Lisboa como exibição de abertura de um dos principais festivais LGBTQIA+ do mundo.
A distribuição do filme já foi confirmada em outros 15 países, além do Brasil: Grécia, República Tcheca, Eslováquia, Indonésia, Bélgica, Luxemburgo, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Áustria, Taiwan, Austrália, Nova Zelândia e Holanda. Todos os acordos foram firmados durante o Marché du Film no Festival de Cannes, pela agência de vendas M-appeal, que também representou “Corpo Elétrico”, primeiro filme de Caetano.
Sinopse: logo após ser liberado de um Centro de Detenção para jovens, Wellington (João Pedro Mariano) se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver. Aos poucos, a relação dos dois se transforma em uma paixão cheia de conflitos, entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade.
Elenco: João Pedro Mariano, Ricardo Teodoro, Ana Flavia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer, Luiz Bertazzo, Marcelo Varzea, Mauricio de Barros, Kyra Reis, Patrick Coelho, Baco Pereira, Sylvia Prado, Ariane Aparecida, Victor Hugo Martins, Kelly Campello, Cleo Coelho
2 - Malu
Após estrear mundialmente no Festival de Sundance e ser exibido no New Directors New Films, prestigiado festival de Nova Iorque, “Malu” terá sua primeira exibição na mostra competitiva do Festival do Rio. Com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, o longa estrelado por Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte e Átila Bee, é livremente inspirado na vida da atriz paulista Malu Rocha, mãe do diretor Pedro Freire, e acompanha uma mulher ousada e forte, que tenta fazer tudo dar certo apesar de suas emoções violentas. O filme foi descrito como “um belo drama ao estilo Cassavetes” pelo crítico David Ehrlich, do IndieWire.
“Malu” já tem uma longa passagem por festivais. São eles: Festival de Sundance (EUA), New Directors New Films (MoMA e Lincoln Center Nova York), Hong Kong International Film Festival (China), San Diego Latino Film Festival (EUA), Sundance CDMX (México), Mediterranean Film Festival Split (Croácia), Galway Film Fleadh (Irlanda), Durban IFF (África do Sul) e Melbourne IFF (Austrália). Além disso, até o final do ano, o filme estará em cinco festivais nos Estados Unidos: New York Latino Film Festival, Port Townsend IFF, AFI Latin American Film Festival, Mill Valley Film Festival e Denver IFF.
Sinopse: Malu — uma atriz inconstante e desempregada que vive com sua mãe conservadora em uma casa precária em uma favela do Rio de Janeiro — tenta lidar com seu relacionamento tenso com sua filha adulta enquanto sobrevive de memórias de seu glorioso passado artístico.
Elenco: Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte, Átila Bee
3 - Continente
Exibido pela primeira vez no 41º Festival de Cinema de Munique, “Continente” é selecionado para a mostra competitiva da Première Brasil: Novos Rumos antes de chegar aos cinemas. Com direção de Davi Pretto, mesmo realizador de “Castanha” (2014) e “Rifle” (2014), a produção chega ao circuito nacional no dia 31 de outubro. O longa estrelado por Olivia Torres, Ana Flavia Cavalcanti, Corentin Fila, Breno de Filippo e Silvia Duarte traz uma narrativa distópica que mescla drama e terror.
Sinopse: depois de 15 anos morando no exterior, Amanda volta para casa com seu namorado francês Martin. Eles chegam à grande fazenda de sua família, localizada em uma vila isolada nas planícies infinitas do sul do Brasil. Lá, Amanda encontra seu pai em coma e uma tensão crescente entre os trabalhadores. A única médica do vilarejo local é Helô, uma jovem que se resigna a cuidar da população local. A morte iminente do dono da fazenda colocará Amanda, Martin e Helô no centro de um perturbador acordo entre o povoado e a fazenda.
Elenco: Olivia Torres, Ana Flavia Cavalcanti, Corentin Fila, Breno de Filippo, Silvia Duarte
4 - A Procura de Martina
Novo longa dirigido por Márcia Faria, com roteiro de Gabriela Amaral Almeida, “A Procura de Martina” está entre os selecionados para a mostra competitiva da Première Brasil: Novos Rumos. A protagonista argentina Mercedes Morán (“Diários de Motocicleta”, “Neruda”, “O Anjo”) integra o elenco estrangeiro do longa ao lado dos brasileiros Carla Ribas (“Aquarius”), Luciana Paes (“O Animal Cordial”) e Fernando Eiras (“Beduíno”).
Carregada de emoção e memória, a obra traz como pano de fundo um dos episódios mais sombrios da história latino-americana: o caso de bebês de militantes políticos sequestrados durante as ditaduras do continente e depois entregues a famílias da elite militar ou a seus apoiadores.
Sinopse: Martina é uma viúva argentina que procura há mais de trinta anos pelo neto, nascido em cativeiro durante a ditadura militar. A necessidade de encontrá-lo se torna ainda mais urgente quando Martina recebe o diagnóstico de Alzheimer. Ao descobrir que o neto pode estar no Brasil, Martina embarca em uma jornada onde passado e presente se misturam, transformando sua busca em uma luta contra o esquecimento.
Elenco: Mercedes Morán, Adriana Aizenberg, Carla Ribas, Luciana Paes, Cristina Banegas, Stella Rabello, Julia Bernat, Fernando Eiras
5 - Virgínia e Adelaide
“Virgínia e Adelaide” teve sua estreia mundial na 52ª edição do Festival de Gramado, onde foi exibido como filme de encerramento após a homenagem aos 40 anos de carreira de Jorge Furtado. O cineasta assina a direção do filme ao lado de Yasmin Thayná, eleita pela revista Forbes como um dos 90 jovens abaixo dos 30 anos mais brilhantes do país.
Através de uma linguagem ficcional, ilustrada por arquivos documentais, “Virgínia e Adelaide” narra o encontro de duas mulheres que inauguraram a psicanálise no Brasil. Em 1936, a psicanalista alemã Adelaide Koch, interpretada por Sophie Charlotte, escapa da perseguição nazista aos judeus fugindo para o Brasil. No ano seguinte, conhece Virgínia Bicudo, jovem pesquisadora negra vivida por Gabriela Correa, que se tornaria sua primeira paciente e a primeira psicanalista brasileira.
Sinopse: Virgínia Bicudo, mulher negra, professora universitária e pioneira dos estudos sobre racismo no Brasil, torna-se a primeira paciente de Adelaide Koch, mulher judia, médica e psicanalista, que se muda para São Paulo em fuga da Alemanha nazista. Juntas, participam da fundação da psicanálise no país, abrindo espaço para as que vieram depois.
Elenco: Gabriela Correa e Sophie Charlotte
Comments