Enquanto a Netflix lançou diversos realities shows de testes de fidelidade dos mais diversos países, estava faltando uma versão brasileira, nesse momento o Prime Video viu uma ótima oportunidade de criar “A Ilha da Tentação”, a seguir vamos contar mais sobre o que conferimos nessa primeira temporada.
Nos mesmos moldes de “Casamento às Cegas”, o Prime Video investiu em Otaviano Costa e Flávia Alessandra como apresentadores do reality, casal que está junto há anos e é bem popular entre todos. A dinâmica é simples, quatro casais entram no reality, alguns deles estão noivos, outros já moram juntos, eles então são separados em duas casas onde vão conviver com outras pessoas que não são seus parceiros e parceiras, as pessoas que vão estar na casa são solteiras e o objetivo é fazer com que os comprometidos caiam na tentação. Cada casal estabeleceu três regras que não podiam ser quebradas enquanto eles estavam na casa, toda vez que uma regra era quebrada, um alarme soava na outra casa, avisando que algo havia acontecido, mas eles só saberiam o que teria acontecido na chamada “fogueira”, cerimônia onde os participantes assistiam as cenas mais quentes de seus parceiros.
Inicialmente achei a proposta semelhantes a outros realities lançados em outros países, mas tem várias coisas que só o brasileiro consegue proporcionar, a chance dos comprometidos cederem às tentações fazem com que o espectador fique esperando quando algum deles vai escorregar, mas um grande problema dos realities brasileiros é que nunca se sabe o que o participante é capaz de fazer.
Ao longo do reality um casal começa a chamar a atenção: Rayssa e Cordeiro, eles pareciam felizes, mas em pouco tempo de reality Cordeiro se mostrou ser um homem ciumento, controlador e agressivo, tornando o reality em uma espécie de filme de terror, revelando o que acontece com a maioria das mulheres que sofre de violência doméstica.
É claro que quem se propõe a assistir esse formato de conteúdo quer ver brigas e desentendimentos, mas nesse caso não beirava a algo saudável, se tornou algo fora do controle e triste. A verdade é que A Ilha da Tentação revelou de forma transparente como funcionam relacionamentos abusivos e dependência emocional, o que deixou o reality mais com cara de filme de terror, mas na minha opinião é um programa que sem querer acertou pontos importantíssimos na vida do brasileiro e apesar de tudo ser pesado, merece ser visto.