Imaculada é o novo filme estrelado e produzido pela atriz Sydney Sweeney, que chega aos cinemas brasileiros no dia 30 de maio com distribuição da Diamonds Films.
A convite da distribuidora, assistimos a uma prévia da produção dirigida por Michael Mohan (Observadores [The Voyeurs], 2021), que ainda conta com Álvaro Morte, Benedetta Porcaroli, Dora Romano, Giorgio Colangeli e Simona Tabasco no elenco.
Confira a seguir tudo o que achamos sobre o projeto.
O enredo
A trama gira em torno de Cecilia, uma jovem noviça convidada a residir em um pitoresco convento isolado na região rural da Itália. Após uma gravidez misteriosa, a devota percebe gradualmente os terríveis segredos que o lugar esconde.
O roteiro
O filme começa em um clima de suspense, mostrando a Irmã Mary tentando fugir do convento, para logo em seguida ser capturada por figuras encapuzadas e enterrada viva.
Em seguida, somos apresentados a Irmã Cecilia, a protagonista da história, enquanto ela se muda para o mesmo convento na Itália, a convite do Padre Sal Tedeschi.
Já de cara percebe-se que algo errado acontece no lugar, e enquanto coisas estranhas ocorrem, outras personagens avisam a Cecilia que ela ainda tem tempo de desistir, antes de realizar os seus votos finais.
Cecilia é a única com o passado aprofundado, onde nos é explicado que o motivo da sua devoção foi por ter se afogado ainda jovem e ter sido declarada morta por 7 minutos e, assim, convencida de que foi salva por um motivo.
Irmã Isabelle é uma que acompanha proximamente a imersão de Cecilia naquele universo, aparentando saber dos mistérios que o convento esconde.
Algum tempo depois, Cecilia aparece grávida, mesmo sendo virgem, o que faz com que os habitantes do convento a tratem como a próxima Virgem Maria. À medida que a jovem começa a desconfiar que algo não está certo, o Padre Sal Tedeschi inventa desculpas para tentar confortar a protagonista, mostrando ao público que o mesmo esconde um segredo que não quer que seja descoberto.
A produção apresenta uma curta duração, portanto tudo acontece muito rápido, o que faz com que as coisas não sejam muito aprofundadas. A obra se sustenta a base de jumpscares e acontecimentos bizarros, como um corvo batendo acidentalmente em uma janela e Cecilia vomitando um dente ou perdendo uma unha.
Com um clímax que foge do sobrenatural, o roteirista opta por uma resolução óbvia e uma cena final que pode chocar muitos.
O elenco
Apesar de Sydney Sweeney entregar uma atuação convincente e chorar a cada 10 minutos, o longa não exige tanto da atriz.
Entre os destaques, ainda contamos com Álvaro Morte como Padre Sal Tedeschi, Benedetta Porcaroli como Irmã Gwen e Giulia Heathfield Di Renzi como Irmã Isabelle.
Após Cecilia, esses personagens são os que mais ganham evidência na história. Porém, tudo é mostrado com muita superficialidade e sem aprofundamento, não nos permitindo criar afinidade com o elenco.
Considerações
O filme não apresenta nada novo ao universo do terror, tudo o que é mostrado dá a sensação de já ter sido presenciado em outras produções. A história se mostra um clichê, sendo mais uma obra genérica de Sydney Sweeney, que tem lançado diversos projetos rasos ultimamente. Porém, se você gosta da atriz e do gênero, pode ser uma boa escolha para um sábado à noite com os amigos.
Detalhe: recentemente, essa temática também foi abordada no longa A Primeira Profecia.
Comments