Na sexta-feira, dia 10 de novembro, fomos convidados pela Descoloniza Filmes para assistir o documentário brasileiro “Incompatível com a Vida”, de Eliza Capai. O documentário estará disponível nos cinemas no dia 16 de novembro. Confira o que achamos a seguir!
O documentário é um relato pessoal de Eliza durante a sua gravidez e ela resolveu compartilhar um pouco desse momento com o mundo, e chamou outras mulheres com casos parecidos para falar um pouquinho sobre suas experiências durante suas gestações. Elas começam a falar um pouco de como descobriram sua gravidez e como foi dali em diante, contaram que foi incrível e que estavam animadas.
Até que elas descobriram que o bebê estava com má formação, e assim começa aquele conflito interno entre ter o bebê e ver ele morrer logo após o seu nascimento ou tentar tirar para não criar falsas expectativas. Então, essas mães e pais começam a correr atrás de locais que façam o aborto, já que é ilegal no Brasil, e muitas clinicas e hospitais disseram que não e que foi uma luta para conseguir achar médicos e locais para realizar o procedimento e não ter nenhum risco.
Depois de um tempo após essas experiências traumáticas, ela pede para essas mulheres dizerem como estão se sentindo e como isso transformou a vida delas. Porque foi um sonho que acabou se transformando em pesadelo, e muitas delas falaram que se sentiam mãe da criança porque foi uma parte muito importante na vida delas e que não se arrependem do que fizeram, outra relatou que não tem mais vontade de ser mãe por causa desse evento marcante e contaram também sobre como a relação com seus maridos e namorados mudou depois disso e que foi necessário seguir caminhos diferentes.
O documentário foi muito bem produzido, deu pra sentir o sentimento dessas mulheres do início ao fim, desde o momento feliz de descobrir a gravidez até o momento da perda. A produção também serve para vermos que a legalização do aborto é importante e que uma mulher morre a cada dois dias por conta de abortos inseguros. Um documentário muito necessário para os dias de hoje!
Comments