A convite da Warner Bros, assistimos antecipadamente “O Quarto ao Lado”, novo filme de Pedro Almodóvar, ganhador do Leão de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, a produção chega aos cinemas no dia 24 de outubro, mas você já pode conferir o que achamos!
O enredo
O filme acompanha Martha e Ingrid, duas amigas que voltaram a ter contato desde que Martha descobriu que estava com câncer, Ingrid se oferece para ser um ombro amigo e uma companhia durante o tratamento, porém, Martha decide acabar com a própria vida antes que o câncer acabe com ela.
O roteiro
Para quem já conhece o trabalho de Almodóvar sabe que seus filmes sempre trazem uma veia teatral, alguns deles até tem um tom parecido com novela mexicana, em O Quarto ao Lado isso não foi usado da melhor forma. Inicialmente somos apresentados a Ingrid, que acaba de lançar um livro e está de mudança, ela descobre que Martha está com câncer e vai visitá-la no hospital, essa relação começa a se tornar mais profunda, Martha então conta sobre seu passado e sua história para Ingrid, somos convidados a mergulhar nas angústias de Martha, que não acredita no fato de estar doente mesmo depois de ter passado tanto tempo cuidando de sua saúde, Ingrid tem medo da morte e Martha parece visitá-la todo dia.
Almodóvar nos leva a uma viagem para questões importantes da vida, como câncer e morte, mas acaba abusando demais das frases de efeito e das lições de moral, cada diálogo parece mais um sermão para quem está assistindo, apesar de serem frases impactantes, elas não conseguem atingir a profundidade necessária. Tenho certeza que você vai esperar chorar em um filme que trata de assuntos tão pesados, mas a verdade é que Almodóvar ficou apenas na superfície e não conseguiu aprofundar o tema sendo capaz de arrancar alguma lágrima do telespectador.
O elenco
É inegável o talento do elenco, Julianne Moore interpreta Ingrid, e parece que com o passar dos anos a atriz fica ainda mais bela e talentosa, ela entrega um trabalho incrível, sensível e atua ainda melhor ao lado de Tilda Swinton, que interpreta Martha, muitas vezes a personagem precisava esconder seus sentimentos e se mostrar uma pessoa completamente sem esperança, algo que Tilda tirou de letra. Fiquei feliz quando vi que John Turturro estava no elenco, sem muito destaque na trama, ele serve apenas para trazer algumas frases de impacto sobre o aquecimento global e a destruição do planeta.
Nosso veredito
O Quarto ao Lado é um filme poético, esteticamente muito bonito, com uma paleta de cores de fazer qualquer um suspirar, traz ideias e cenas muito interessantes da relação entre Ingrid e Martha, mas peca no uso excessivo de frases de efeito, o que não deixa a mensagem ser aprofundada. Infelizmente esperava mais impacto do vencedor do Leão de Ouro.
Comments