G-KZDPBHECNM
top of page
Foto do escritorEquipe Pippoca

O que assistir na 19ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil

A convite do Festival de Cinema Italiano no Brasil, assistimos antecipadamente alguns dos filmes que estarão disponíveis nos cinemas e de forma online entre 7 de novembro e 8 de dezembro de 2024. Confira a seguir o que achamos das produções assistidas.


Mia

O que assistir na 19ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil

Mia é um drama adolescente e traz temas abordados pela famosa série da Netflix 13 Reasons Why. A produção acompanha Mia, uma adolescente de 15 anos que tem uma vida igual a qualquer menina da sua idade, costuma passar tempo com suas amigas, faz parte do time de vôlei do colégio e se diverte nas horas vagas, mas tudo muda quando ela conhece Marco, interpretado por Riccardo Mandolini, ator que ficou conhecido por interpretar Damiano na série Baby da Netflix.


Marco é um namorado possessivo e ciumento, suas atitudes fazem com que Mia mude o jeito de se vestir, agir e viver, no entanto, os pais de Mia começam a perceber a mudança de comportamento da filha e as atitudes perigosas de Marco.


O filme cumpre seu papel de conscientizar os adolescentes sobre relacionamento tóxico e os perigos da internet, enquanto mostra a angústia que corroi os pais de Mia enquanto tentam fazê-la voltar a ser quem era antes. A produção conta com um elenco extraordinário e choca ao trazer de forma tão realista os dilemas da adolescência.


Nascida Para Você

O que assistir na 19ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil

O filme é baseado em uma história real, que acompanha um caso que ocorreu em 2018, na Itália, com Luca Trapanese. A história é voltada para um homem que é homosexual e tem o sonho de ser pai com o seu parceiro.


No entanto, como na Itália é ilegal que pessoas LGBTQIA+ possam se casar, por causa da religião predominante, o casal acaba por se separar quando Luca tem a oportunidade de dar um lar temporário, de um mês,  para uma linda bebê que tem sindrome de down, Alba. Mesmo com a separação, ele não esquece o seu sonho de ser pai e conhece uma advogada enquanto está lutando para dar um lar temporário para Alba. 


Depois de um mês, a criança ainda não havia sido adotada por nenhum casal, então a advogada faz o máximo para que Luca consiga a guarda total de Alba, visto que ninguém a queria. No fim, Luca consegue finalmente sua guarda total e finalmente formou sua família.


O filme é muito lindo e mostra o quão importante é dar para pessoas solteiras ou LGBTQIA+ a chance de adotarem, pois assim como muitas pessoas casadas e héteros, elas também têm o sonho de formar uma família.  


Éramos Crianças

O que assistir na 19ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil

O filme conta a história de um grupo de amigos marcados por um acontecimento na infância que impactou totalmente o rumo de suas vidas e criou traumas enraizados que perduram até a vida adulta. Eles resolvem se encontrar depois de anos para acertar essa conta do passado. 


Com a mão firme da direção de Marco Martani, o longa traz uma obra que deixa o espectador intrigado do começo ao fim. Mesclando as narrativas entre passado e futuro, o diretor encontrou atuações muito eficazes em ambos os núcleos e com semelhanças entre si, que nos ajudam a ambientar na personalidade de cada um dos amigos. Destaque para Lorenzo Richelmy, conhecido pela série Marco Polo da Netflix, e Lucrezia Guidone que carregam boa parte do drama e deixam o espectador aguardando ansiosamente pelo desdobramento de cada parte da história. 


Enquanto todo o drama é construído, a trilha marca presença em cenas pontuais que ditam todo o tom do que está acontecendo na tela. E o final, já adianto: é de pular da cadeira. É com toda certeza um thriller dramático imperdível!


Eu, Capitão 

O que assistir na 19ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil

“Eu, Capitão” foi indicado a Melhor Filme Internacional no Oscar 2024, mas infelizmente não levou a estatueta para casa. O filme acompanha a história de Seydou (Seydou Sarr) e seu primo, Moussa (Moustapha Fall), dois adolescentes senegaleses, que decidem abandonar suas vidas no país natal para tentar a carreira de cantor na Europa.


Após juntarem dinheiro trabalhando em serviços braçais e escondidos de suas famílias, os dois partem de Dakar para uma desumana jornada, que coloca à prova suas ingenuidades e até mesmo as próprias vidas, enfrentando as adversidades naturais do deserto do Saara e do Mar Mditerrâneo, bem como a corrupção e a ganância dos ser humano. Fica o destaque para a atuação de Seydou Sarr, bem como para a direção de Garrone, que consegue extrair o melhor dos atores.



Comments


bottom of page