G-KZDPBHECNM
top of page
Foto do escritorMaurício Neves

Operação Natal: um clichê, mas diferente

Operação Natal é a nova comédia natalina com toques de ação e aventura, dirigida por Jake Kasdan, o mesmo das últimas duas sequências de Jumanji. Escrito por Chris Morgan, a partir de uma história de Hiram Garcia, o elenco conta com Dwayne Johnson, Chris Evans, Lucy Liu, Kiernan Shipka e J. K. Simmons.


Visto como o primeiro de uma franquia natalina, fomos convidados pela Warner Bros. Pictures para conferir o longa antecipadamente. Confira a seguir tudo o que achamos sobre a produção, que chega hoje aos cinemas brasileiros.

Operação Natal: um clichê, mas diferente

O enredo

Após um sequestro que choca o Polo Norte, o Comandante da Força Tarefa (ELF), Callum Drift (Dwayne Johnson), faz parceria com um famoso caçador de recompensas, Jack O'Malley (Chris Evans), para salvar o Natal. A vítima do sequestro é o Papai Noel, e se a dupla não o recuperar a tempo, o feriado estará perdido.

Operação Natal: um clichê, mas diferente

O roteiro

Indo para um lado totalmente oposto às comédias românticas natalinas, Operação Natal traz muitos elementos de ação e aventura.


O longa começa nos apresentando um jovem Jack O'Malley, desacreditado do Papai Noel. Ao crescer, torna-se hacker e caçador de recompensas, envolvendo-se, sem querer, no sequestro e captura de quem nunca acreditou: o bom velhinho. Em meio ao caos, surge também a redenção de um pai que percebe a necessidade de priorizar o filho.


Definitivamente, não é um filme para ser lembrado por décadas, mas é um longa que cumpre o prometido durante seus 123 minutos. Os vilões soam inúteis, assim como alguns outros personagens pouco desenvolvidos, mas isso não prejudica a experiência.


Não é uma produção para ser levada a sério. Ao longo da história, somos apresentados a várias mitologias e lendas urbanas bem conhecidas pelo público. É uma ótima tentativa de algo diferente — assista sem grandes expectativas.

Operação Natal: um clichê, mas diferente

O elenco

Dwayne Johnson, como sempre, interpreta Dwayne Johnson. Mas não veja esse comentário como algo negativo, já que é sempre divertido vê-lo em ação. Junto a Chris Evans, que sempre se sai bem nesse gênero, ambos entregam uma boa química e cenas divertidas.


É excelente ver Lucy Liu e Kiernan Shipka em produções, e, apesar de não ganharem tanto destaque, ambas conseguem brilhar no tempo que têm. J. K. Simmons também entrega um Papai Noel carismático e engraçado, fugindo do clichê que todos esperam.


Porém, tenho a impressão de que, se não fosse por seu elenco, o projeto provavelmente passaria despercebido.

Operação Natal: um clichê, mas diferente

Considerações

Operação Natal é um clichê, mas é um clichê diferente. Distante das comédias românticas natalinas, o filme tenta trazer algo novo para esta época de festividades.


Com muita nostalgia, o longa diverte e traz um elenco carismático, com rostos já familiares ao público. Dá para entender por que desistiram de lançar exclusivamente no Prime Video.


Para quem quer apenas um filme leve, é uma distração por 2 horas. Mas, se você procura algo mais cerebral, esse não é o filme certo.


Comments


bottom of page