G-KZDPBHECNM
top of page

Sol de inverno: um filme que vai além das crianças

Foto do escritor: Tatiana LousadaTatiana Lousada

Atualizado: 17 de jan.

Fomos convidados para assistir a cabine online do filme “Sol de Inverno”, dirigido por Hiroshi Okuyama. O filme japonês irá estrear dia 16 de janeiro nos cinemas e foi muito elogiado no Festival Cannes. 

Sol de inverno: um filme que vai além das crianças

O enredo

O filme conta a história de um menino de 9 anos que mora no Japão. E com o início do inverno, os dois esportes mais destacados são ginástica artística e hóquei. No entanto, Takuya, o personagem principal, não fica tão animado quanto os outros meninos para o hóquei. 


Mas nesse meio tempo, ele vê uma menina que o deixa fascinado e ela está fazendo ginástica artística. Nesse momento, o técnico de Takuya vê o interesse do menino nela e o incentiva a mudar de esporte e começar a praticar ginástica artística. Então, como ele não gosta efetivamente de nenhum desses dois esportes, ele concorda por conta da sua atração por Sakura e assim eles começam uma linda relação de amizade. 

Seu técnico, Arakawa, incentiva o casal a entrar numa competição de dança no gelo para que eles pudessem expor seus talentos.

Sol de inverno: um filme que vai além das crianças

O roteiro

No início, é nos apresentado Takuya, um menino que ama jogar beisebol, mas por conta da mudança de estação se vê obrigado a jogar hóquei nesse meio tempo. Completamente insatisfeito com o atual esporte e o seu interesse que é despertado por Sakura, ele acaba mudando de esporte para se aproximar dela. No entanto, vemos Sakura, que é apaixonada por ginástica artística, se empenha muito para conseguir ser a melhor. 


O filme mostra esse lado da amizade e do amor entre duas crianças, mas pode causar estranheza em quem assiste ao se deparar com o motivo que a menina decide desistir de treinar com Arakawa.


Eu esperava uma história mais fofa e cativante entre os dois amigos, mas a menina é sempre muito rude com o rapaz e com seu técnico. 

Sol de inverno: um filme que vai além das crianças

Nosso veredito 

Esperava mais do filme, mas claramente é um filme voltado para o público infantil, visto que algumas situações podem fazer mais sentido para as crianças. Contudo, o problema não é ser um filme infantil e sim abordar temas difíceis de serem abordados, como é o caso da menina não querer um técnico gay por sentir que o menino será mais valorizado do que ela. 

Outra questão é a interpretação de ambas as crianças, Keitatsu Koshiyama, que interpreta Takuya, o menino, ainda consegue dar o seu máximo em algumas cenas, mas Kiara Nakanishi), que interpreta a menina, já não tem o mesmo destaque, ela não consegue demonstrar emoções e nem ser a menina mimada que o filme quer que ela seja. Acredito que para um filme infantil está adequado, já que foi bem visto no Festival Cannes. 


Comments


©2019 por pippoca.

bottom of page